por Prof. Ms. Antonio Carlos Ribeiro da Silva
O presente
trabalho aborda a importância da pesquisa científica para o ensino da
contabilidade relatando que a concepção tradicional de ensino prepara
indivíduos para alienação e a linha progressista proporciona ao aprendiz uma
aprendizagem autônoma.
O despertar
pela pesquisa científica em Contabilidade está ocorrendo numa velocidade cada
vez crescente e com isso proporcionando uma necessidade de mudança no Ensino da
Contabilidade onde possa ser desenvolvido uma autonomia do ato de aprender dos
discentes, porém para que isso ocorra faz-se necessário um constante repensar
das metodologias aplicadas pelos professores de contabilidade onde o ensino
precisa passar por algumas modificações essenciais para que o espírito
científico possa fazer parte inseparável das Instituições de Ensino Superior.
Aponta os
avanços que tem ocorrido com a sociedade provocando alterações substanciais no
ensino da contabilidade proporcionando uma necessidade de ser traçado um novo
processo de ensino-aprendizagem focado na pesquisa que é condição essencial de
construir e criar.
Identifica as
ações do professor e do aluno para uma interação no processo de aprendizagem
contribuindo para que o docente exerça suas atividades provocando mudanças
comportamentais dos discentes através de novas metodologias de ensino conduzindo
os mesmos aos desafios de aprender a aprender.
Aborda que a
pesquisa deve fazer parte da práxis
pedagógica de todo professor e compreende-se neste contexto pesquisa como
qualquer atividade criativa e sistemática realizada com o fim de incrementar o
acervo do conhecimento científico para a produção de novos conhecimentos e aplicações.
O Texto
salienta que o Processo de Pesquisa por parte dos docentes e discentes é
importante para vivenciar a Construção do Conhecimento Científico e para isso
se faz necessário apropriar-se das formas de conhecimento existentes estabelecendo
então um paralelo.
Identifica que
o problema do saber, do pensar, do saber pensar necessários às pessoas, aos
professores-pesquisadores, discentes e ao desenvolvimento humano neste milênio
é fundamental na sociedade cada vez mais global e todo pesquisador deve
analisar o contexto histórico em que os fatos acontecem buscando os significados,
as insinuações e os silêncios, pois aprender é antes de tudo exterminar a
reprodução. Conclui-se que os docentes e
discentes deverão em sintonia construir espaços entre saber pensar e saber
aprender, sempre conquistando a autonomia, dentro do processo permanente de
inovação crítica e criativa.
Fonte:
http://www.descolando.com.br/resources/a_importancia_da_pesquisa_cientifica_no_ensino_da_contabil.pdf
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