PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

17 de fevereiro de 2012

A Implementação do Regime de Competência no Setor Público: Impactos na Estrutura Patrimonial dos Governos Municipais da Microregião de São Miguel do Oeste - SC




por Ari Söthe, 
Prof. Dr. Jorge Eduardo Scarpin


As mudanças no cenário contábil internacional e busca da harmonização das práticas locais com os padrões internacionais no setor privado, desencadeou o início desse processo no setor público.

Este estudo objetiva analisar os impactos no reconhecimento e mensuração decorrentes da alteração do regime misto para o regime de competência proposto pelo Estudo n° 14 do IFAC, na estrutura patrimonial dos governos municipais da microrregião de São Miguel do Oeste – SC.

Para atingir o objetivo foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, por meio da coleta de dados documentais e aplicação empírica na estrutura patrimonial dos governos municipais integrantes da microrregião de São Miguel do Oeste – SC. Para isto foram coletados os dados, dos governos municipais investigados relativos aos exercícios de 2004 a 2008.

Identificou-se no estudo uma variação significativa nos grupos que formam a estrutura patrimonial com destaque a diminuição média geral no saldo patrimonial de 27,63%. Foram estabelecidas quatro hipóteses para o estudo e com a aplicação do teste t de média, identificou-se um nível de significância nula para a maioria dos conjuntos de variáveis, aceitando-se todas as hipóteses do estudo.

Assim, pelas variações estatisticamente relevantes, foi possível concluir que a mudança do regime contábil pode causar impacto na estrutura patrimonial dos governos municipais da microrregião de São Miguel do Oeste – SC.

  Fonte: http://www.anpcont.com.br/site/docs/congressoIV/02/CUE074.pdf

0 comentários:

Postar um comentário