por Profª. Ms. Sandra Figueiredo
O novo entorno econômico
globalizador, vivido atualmente no mundo, tem introduzido profundas mudanças no
ambiente econômico internacional, provocando um novo arranjo na Economia
Mundial, que tende a um processo de globalização, caracterizado basicamente pela
união de países em torno de uma proposta comum de intercâmbio comercial através
da queda de barreira tarifárias cambiais e de outras condições de livre
comércio.
Como desdobramentos dessas
mudanças, emergiram os blocos econômicos: NAFTA, MERCOSUL, Países Asiáticos e a
Comunidade Econômica Européia. Todo esse processo impacta tanto o contexto
externo das relações contratuais das organizações, como o ambiente interno das
empresas, criando assim a demanda por melhores práticas de gestão.
Quer queiramos ou não, os
movimentos sociais exigirão futuramente um posicionamento das empresas onde
elas serão cobradas em seu papel social, principalmente em relação a seu
desempenho, sendo assim, a otimização do uso dos recursos disponíveis é
preocupação primeira dos gerenciadores das organizações.
O objetivo de um negócio privado,
em uma economia competitiva, é obter o maior lucro
possível desde que este não seja
inconsistente com o crescimento de longo prazo da companhia e, com os padrões
éticos da sociedade.
Num sentido específico, uma
empresa é uma instituição econômica criada unicamente para prover a sociedade
dos produtos e serviços necessários ou desejados, compatíveis com as atitudes
sociais das nações e da humanidade. Aos olhos dos consumidores não existe nenhuma
razão para a existência de um negócio, exceto pelo serviço que é prestado ou
pelo produto que é oferecido, se esse objetivo não é alcançado, a tendência é
de que a organização desapareça.
Naturalmente, existem outros
objetivos colaterais que possuem implicações sociais, por exemplo, oferecer
emprego e boas condições de trabalho aos empregados, atender às aspirações por
melhores remunerações, crescimento e reconhecimento profissional, pagar impostos
ao governo para que os programas sociais possam ser desenvolvidos. Estes objetivos
só poderão ser viabilizados se o primeiro deles, o lucro, for alcançado.
A Contabilidade moderna tem se
caracterizado como uma das ferramentas mais úteis aos administradores na
otimização do processo de tomada de decisão. Pois, como um sistema de
informação e mensuração de eventos que afetam a tomada de decisão possibilita
que, partindo do conhecimento de fatos passados, procedimentos futuros sejam
delineados de forma que esta otimização seja, senão alcançada totalmente, buscada
com maior segurança.
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