PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

23 de fevereiro de 2012

Discussão sobre a Controvérsia do Paradigma Econômico na Pesquisa Empírica em Contabilidade Gerencial



por Franklin Carlos Cruz Silva, 
Kátia Silene Lopes de Souza Albuquerque, 
Sônia Maria da Silva Gome


Este artigo tem como objetivo discutir a controvérsia do paradigma econômico na pesquisa empírica em contabilidade gerencial proposta por Zimmerman (2001) e criticada por alguns autores como um importante risco para o desenvolvimento da pesquisa nessa área.
Para tanto desenvolveu-se um estudo qualitativa-descritiva. O método escolhido foi a análise documental. A construção da investigação deu-se em duas etapas. Na primeira foram selecionadas as revistas científicas em língua inglesa com peer review constantes na base de dados ProQuest: ABI/INFORM Global e Science Direct Access.
Na segunda, foram analisados os abstracts, quando necessário o texto completo, buscando analisar a leitura dada às críticas de Zimmerman, além da identificação de autor(es), instituição(ões), tema, contexto, questão da pesquisa, conclusão. Identificou-se na pesquisa empreendida que existem prós e contras às conjecturas levantadas por Zimmerman (2001).
Nota-se também que há um consenso entre os debatedores de que o paradigma econômico isoladamente não é capaz de responder às questões da contabilidade gerencial, dada a complexidade do ambiente em que a mesma encontra-se inserida.


Fonte: http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/1970/197014460005.pdf


0 comentários:

Postar um comentário