PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

28 de maio de 2012

Considerações acerca do Ponto de Equilíbrio como Ferramenta Gerencial


por Edmar José Zorzal

A Contabilidade, por meio de uma metodologia específica e respeitando determinados princípios, tem por finalidade apresentar os dados patrimoniais e  operacionais de uma organização, se constituindo como fonte de informações gerenciais.
Com o acirramento da concorrência e a ampliação do campo de atuação dos administradores, percebe-se que a contabilidade não deve ficar restrita apenas aos fatos nela registrados e apresentados na forma de Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado do Exercício.
Ela pode e deve gerar informações que propiciem análises e estudos que subsidiem as tomadas de decisões de curto e longo prazo, Surge aí a Contabilidade Gerencial como ferramenta indispensável no processo de geração de informação para auxiliar na gestão empresarial.
Uma das informações contempladas pela Contabilidade Gerencial é o ponto de equilíbrio, sendo este o objetivo deste artigo, através da abordagem de seus conceitos, tipos vantagens e limitações.
Mesmo apresentando algumas limitações o ponto de equilíbrio pode ser considerado como uma excelente ferramenta de gestão dada a possibilidade de proporcionar simulações variadas na busca de informações que suportem decisões.
A Contabilidade Gerencial deve fornecer informações, no sentido de que proporcionem ações na tomada de decisões como, por exemplo: estabelecimento de padrões, comparação dos valores previstos com os realizados, bem como eliminação de custos desnecessários.

0 comentários:

Postar um comentário