PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

22 de maio de 2012

Contabilidade: origem, livros contábeis e suas funções



por Janaína Zaffani, Lucas Martins, 
Rafael Saiani, 
Rodrigo Otávio

Se a contabilidade abrange toda forma de registrar fatos numéricos para diversos objetivos, a sociedade humana pratica contabilidades há tempos imemoriais.
Fourastié e Kovacs (1992) notam que, “embora pouco documentada, a eficiente administração do império romano certamente se apoiava em registros estatísticos e contábeis”. Com sai destruição pelas invasões bárbaras, o mundo retornou a sistemas do tipo Inca de marcas de madeira.
A origem da contabilidade atual, conhecida como Contabilidade das Partidas Dobradas, surgiu nas cidades-estados italianas e remonta à expansão comercial dos anos de 1300 e ano conseqüente do desenvolvimento das operações de crédito.
A criação da contabilidade é normalmente atribuída ao frei Luca Pacioli que, em 1494, escreveu o Tractatus de Computis et Scripturis, onde o Método das Partidas Dobradas é proposto como mecanismo de controle patrimonial. Embora historiadores afirmem que o Método das Partidas Dobradas já estivesse em aplicação em diversos centros comerciais italianos, a obra de frei Pacioli, ilustre matemático da época, muito ligado a Leonardo da Vinci e autor da primeira obra impressa sobre matemática, serviu pra sistematizar e popularizar a Contabilidade.
Esta origem da Contabilidade estabeleceu no Brasil a chamada tradição italiana que além de ter influenciado durante gerações a formação dos contadores, deu base aos regulamentos contábeis, como o Código Brasileiro de Contabilidade (1850) e a antiga Lei das Sociedades por Ações (1940).
A evolução da Contabilidade acompanhou o desenvolvimento comercial e industrial durante os séculos. No século XX, a preocupação norte-americana na busca da eficiência gerencial, coerente com os Princípios de Administração Científica propostos em 1911 por Taylor (1947), passou a dar ênfase à informação contábil como suporte e ao processo decisório.

Fonte:

0 comentários:

Postar um comentário