por Cristiane Brancher,
Márcia Adriana Neu,
Marines Lucia Boff
Objetiva-se avaliar o entendimento dos acadêmicos no decorrer do Curso de
Ciências Contábeis na Unoesc sobre ética profissional.
É uma pesquisa exploratória e descritiva, com levantamento de dados por
meio de questionário, com abordagem quantitativa e qualitativa dos dados
coletados. Representam a amostra 304 acadêmicos da 2ª, 4ª, 6ª e 8ª fase do
Campus de São Miguel do Oeste e Campi Aproximados de Pinhalzinho e Maravilha.
Constatou-se que o entendimento sobre ética profissional antes e depois de
cursar o componente curricular mudou, porém com pouca diferença.
Os que ainda não cursaram já possuem base sobre assuntos relacionados à
ética profissional. Além disso, demonstraram ter consciência de suas
responsabilidades profissionais, uma vez que pretendem desempenhar suas
atividades com ética profissional.
Conclui-se que os acadêmicos, ao avançarem nos estudos, melhoram e
ampliam seu entendimento a respeito de ética profissional e a maneira como
conduzem seus trabalhos.
As respostas acentuam-se depois de cursado o componente curricular Ética
Profissional, em que os conhecimentos desenvolvidos ficam em conformidade com
as normas dispostas no Código de Ética Profissional do Contador (CEPC).
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