PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

10 de maio de 2012

Considerações sobre a Perícia e Aspectos Neopatrimonialistas nessa Tecnologia Contábil


por Marco Antônio Amaral Pires

A peculiaridade do desempenho das atividades periciais impede que sua definição seja feita através de padrões convencionais. Decorre do fato de não encontrarmos à disposição material didático extenso e com relativa tradição que ampare seu estudo, de forma acadêmica. Somente à partir de 1995 surgiram os primeiros livros elaborados por contadores.
Conforme conceituação sobre a metodologia do estudo da contabilidade pelo Prof. Antônio Lopes de Sá em seu livro Teoria da Contabilidade, promove-se a elaboração de conclusões com o desenvolvimento do método indutivo-axiomático. Identifica-se o indutivo pois as relações e conclusões são obtidas através da utilização dos exemplos práticos e vividos, e axiomático pois visa atingir o grande objetivo da contabilidade que é a identificação da eficácia do patrimônio, a partir dos limites impostos no objeto da perícia. Portanto, o enfoque desta tecnologia contábil, que versa exclusivamente sobre fatos, não poderia ser tomado sob outro prisma que não o do conhecimento prático de seu exercício, mas, guiados pelas doutrinas científicas, especialmente a mais promissora de nossa época e que é a do Neopatrimonialismo.

0 comentários:

Postar um comentário