PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

25 de maio de 2012

Controladoria no Brasil: Um Estudo a Partir da Perspectiva dos Pesquisadores Brasileiros



por César Valentim de Oliveira Carvalho Júnior, 
Dr. Joseilton Silveira da Rocha

Este estudo busca mapear a definição dada à Controladoria por pesquisadores brasileiros junto às pesquisas no Brasil. Para a operacionalização desta pesquisa, a coleta de dados envolveu a obtenção de 36 artigos publicados em: anais dos Encontros Anuais da Associação  Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração e Contabilidade (Enanpad), do ano de 1998 a 2007; anais do Congresso ANPCONT, promovido pela Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Ciências Contábeis (2007); anais do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade (2005-2007); além da Revista de Contabilidade e Finanças da USP. A análise dos dados coletados compreende a análise qualitativa dos artigos para a classificação destes entre os que definem Controladoria como:
(a) Função;
(b) Órgão administrativo; e
(b) como um Ramo do conhecimento humano.
Seguido da análise quantitativa, onde foi observado o volume e a proporção na qual cada definição é destacada por pesquisadores brasileiros. Após a análise dos resultados obtidos, pôde ser inferido que os pesquisadores brasileiros definem Controladoria como órgão administrativo.

Fonte: 

0 comentários:

Postar um comentário