PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

23 de maio de 2012

Contabilidade Internacional: Uma Análise da produção científica sobre nos principais periódicos internacionais da área (2000 a 2009)



por Luciana Miyuki Ykuno,
Prof. Dr. Jorge Katsumi Niyama,
Ducineli Régis Botelho,
Cláudio Moreira Santana.

Diante do crescente estudo da contabilidade internacional, da relação das causas das diferenças internacionais do financial reporting, de seu nível de influência, de sua classificação e da mensuração da convergência; e considerando a importância do processo de convergência das normas contábeis em si, este trabalho identificou os principais temas enfocados na produção científica relativos ao financial reporting nos principais periódicos internacionais entre os anos de 2000 a 2009.
A pesquisa utilizou o método qualitativo e possui natureza exploratória e documental. Para a consulta dos periódicos foram utilizadas as bases de dados CAPES.periódicos, Factiva.com e JSTOR.
A análise utilizou um total de 75 artigos científicos, agrupados em diferentes temas: mensuração da convergência; diferenças internacionais e implicações no financial reporting; classificação; impacto da adoção das IAS/IFRS; estudo de países; processo de adoção das IFRS, situação atual; e pesquisa na área internacional. A principal temática identificada foi “diferenças internacionais e implicação nofinancial reporting”, 42,67% do total de artigos.
A “mensuração da convergência” (13,33%) e “impacto da adoção das IAS/IFRS” (13,33%) também são temáticas que se destacaram, as demais não variaram significativamente.
O aumento da temática “estudo de países” nos últimos anos pode estar relacionado com o interesse recente da comunidade acadêmica em se verificar a efetividade do processo de convergência. Já a maior concentração de artigos nos  anos de 2006 e 2007 pode estar relacionada ao aumento das bases de dados resultantes da adoção obrigatória das IFRS pela União Européia em 2005. Aponta-se que podem existir lacunas na literatura e oportunidades de pesquisa.

0 comentários:

Postar um comentário