PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

6 de maio de 2012

Discussão, mensuração e avaliação do goodwill: da questão teórica à prática empresarial



por Carlos Alberto Serra Negra,
Elizabete Marinho Serra Negra,
Marco Antonio Amaral Pires,
Nourival de Souza Resende Filho,
Walmir Moreira Lage

As expectativas de mercado e as potencialidades geradas pelo expansionismo empresarial cada vez menos mercantil e mais informacional, trazem inúmeros desafios e controvérsias para a Teoria Contábil em relação aos ativos intangíveis. E, em particular, o Goodwill passa a ser o centro de debates de seminários, congressos, apresentações e pronunciamentos internacionais, tendo em vista a necessidade de valores reconhecidos em transações de compra e venda sejam registrados pela Contabilidade de forma a poder permitir uma identificação mais adequada que os atuais padrões de registro contábil. A perda da qualidade da informação é prejudicial a todos, e a sua mensuração distante da realidade é uma evidência que deve ser minimizada. No sentido de permitir aos agentes que utilizam os demonstrativos contábeis a visualização mais próxima da real valorização da entidade.
Os debates sobre o Goodwill, tem registros de língua inglesa, que datam o século XIX. Pinto (2003) cita pronunciamentos e publicações datados de 1891, onde Francis More lia um artigo perante a Chartered Accountants Students Society of Edinburg, na Escócia, publicado na revista The Accountants e em 1897, Laurence Robert Dicksee publicava em Londres:  Goodwill and Its Treatment in Accounts, onde aborda os problemas de reconhecimento do goodwill nos registros contábeis, propondo a sua imediata liquidação contra o líquido nos casos em que ele obrigatoriamente tivesse que ser contabilizado. O autor nos relata que “Hatifield, grande estudioso dos ativos intangíveis em geral em 1909 introduz uma nova maneira de cálculo do goodwill em sua obra  Modern Accounting: Its Principles and Some of Its Problems, publicado em Nova York”.

0 comentários:

Postar um comentário