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1 de março de 2012

Avaliação do Sucesso da Empresa - Um Enfoque do Analista Externo



por Aécio Cordeiro Neves



Em concordância com seu título, o presente trabalho objetivou investigar as razões que suportam o sucesso empresarial. Este, pode ser medido por diversas formas numa empresa: ganhos de mercado, ampla satisfação dos clientes, dos colaboradores, da sociedade, retorno sobre o capital investido, nível de desenvolvimento de novos produtos.
O lucro é quase unanimemente apontado como a medida principal, ajustando-se ao conceito de empresa e propiciando a sua continuidade de existência. Porém, é efeito e não causa.
De forma inovadora em nosso país, buscou-se uma forma de obtenção dos pesos relativos das variáveis que formam o lucro, como medida do sucesso empresarial. No contexto de um mesmo segmento empresarial, o sucesso dependerá da qualidade da gestão.
Entre as metodologias de aferição do desempenho da empresa, optou-se pelo Balanced Scorecard (BSC), porque objetiva integrar as medições com a estratégia gerencial, sob as perspectivas do cliente, dos processos, da aprendizagem e capacitação dos colaboradores, e das finanças.
Após proceder-se à análise econômico-financeira de uma amostra de empresas, do segmento de componentes para veículos automotores, constatou-se a impossibilidade de obtenção de todas as informações de natureza gerencial, abrangendo as quatro perspectivas antes citadas.
Mesmo com a ausência dessas informações, a análise estatística mostrou-se coerente, classificando corretamente as empresas lucrativas com 91% de acerto. Quanto aos pesos dos indicadores utilizados, demonstraram que a perspectiva do cliente e em menor grau a das finanças seriam as preponderantes, o que parece razoável, diante das poucas informações sobre a perspectiva dos processos, e praticamente nenhuma sobre a dos colaboradores.
O período investigado foi o biênio 98-99, quando ocorreu a mudança na política cambial. As expectativas catastróficas para a economia brasileira em 1999, após a desvalorização do real em janeiro, não se concretizaram, mas o segmento de Autopeças e Material de Transporte apresentou uma perda de receita líquida de 3,8% naquele ano. O conjunto das onze empresas pesquisadas, porém, apresentou crescimento no seu faturamento de 3,9%, embora igualmente tenham tido resultado global negativo.
As medidas de avaliação da eficácia empresarial, por meio de indicadores associados às perspectivas do Balanced Scorecard, mostraram-se plenamente operacionalizáveis, no plano teórico. Na aplicação prática, porém, apresentaram dificuldades por ausência de dados relevantes sobre os colaboradores e determinados processos internos. Pesquisas do gênero poderão apresentar resultados amplamente satisfatórios, desde que haja maior colaboração por parte das empresas quanto às questões referidas.


Fonte: http://www.ccontabeis.com.br/conv/t02.pdf

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