PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

30 de julho de 2012

A Contabilidade Ambiental e a Evidenciação dos Gastos na Empresa


por João Batista Poleto,
João Francisco Morozini

A contabilidade, ciência que estuda e controla o patrimônio da empresa com o objetivo de fornecer informações para a tomada de decisões, tem, nos dias atuais, uma nova função: fornecer dados para a gestão e conservação do meio ambiente.
A contabilidade ambiental, além da função de orientar a empresa nos registros dos gastos e investimentos com o meio ambiente, tem como premissa levar o empresariado a uma tomada de consciência no sentido de que os recursos naturais não são inesgotáveis, muito pelo contrário: alguns danos causados à natureza são irreversíveis.
Portanto, o meio ambiente é um bem comum que deve ser cuidado e preservado para as gerações futuras. Um dos objetivos desta pesquisa é levantar os conceitos de diversos autores sobre o tema, buscando situar a contabilidade dentro de um contexto social, onde o meio ambiente é nosso maior capital.
Primeiramente, faz-se uma explanação sobre a contabilidade ambiental como sistema de informação para a tomada de decisão, com relação à exploração e preservação do meio ambiente. Em seguida, traz-se um resumo dos principais conceitos da Contabilidade ambiental.
Finalizando, busca-se em uma indústria de pequeno porte, verificar que ações estão sendo empreendidas para uma gestão ambiental eficiente, sugerindo-se um modelo de plano de contas e de evidenciação dos gastos ambientais.
Então, verifica-se que a Contabilidade possui potencial para auxiliar os gestores na Gestão Ambiental, pois pode ser usada para demonstrar a responsabilidade social da empresa, por meio de  relatórios contábeis nos quais deverão ser evidenciados, de forma transparente e fidedigna, os gastos com o controle ambiental.
Fonte: 

0 comentários:

Postar um comentário