PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

8 de julho de 2012

O Parecer dos Auditores Independentes sobre Demonstrações Contábeis: uma abordagem sobre o parecer-padrão, atualmente em vigor no Brasil



por Edson Carlos dos Santos
Anísio Candido Pereira

A auditoria independente das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão do parecer, sobre a adequação com que estas representam a posição patrimonial e financeira da entidade auditada, consoante as Normas Brasileiras de Contabilidade e legislação específica no que for pertinente.
No Brasil, o Conselho Federal de Contabilidade – CFC, por meio da Resolução n.º 820, de 17 de dezembro de 1997 - com algumas alterações posteriores -, estabelece o modelo padrão do parecer dos auditores independentes, atualmente em vigor.
O parecer de Auditoria destina-se, em geral, aos: acionistas, diretores, administradores, analistas de mercado, entidades financeiras, etc. Desta forma, este documento se torna relevante para seus usuários, já que, as informações contidas em sus interior são de extrema importância.
Este artigo aborda, de forma sucinta e objetiva, a forma de redação do parecer-padrão, relatando sua origem, evolução, estrutura e os quatro tipos de pareceres existentes, atualmente em vigor no Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário