PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

25 de julho de 2012

Desperdício: miopia informativa da demonstração de resultado de exercícios


por José Carlos Sardinha

Ultimamente, estamos sendo abarrotados de novas expressões que almejam direcionar a modernização da gerência empresarial. Cada vez mais estamos conhecendo "uma série de recursos (que) pode ser utilizada para a condução e o desenvolvimento de um processo da análise e mudanças do ambiente interno.
Corresponde, em sua maioria, a novos termos que têm aflorado na administração para caracterizar processos e práticas nem sempre novos". Termos estes como, entre vários, benchmarking, downsizing e Theory of Constrains. Entretanto, um erro comum é a utilização de conceitos e mudanças estruturais, que, em sua aplicabilidade, se perdem por simples miopia estratégica.
Decisões de investimentos, cortes de custos, novos investimentos ou reduções dos mesmos e expressões como "cortar a gordura da organização" são realizadas sem a devida visão sistêmica da contabilidade e, de forma mais pragmática, da contabilidade de custos.
Sua importância dentro da organização é imprescindível ao sucesso organizacional, afinal “o sistema contábil é o principal – e o mais confiável – sistema de informação quantitativo em (...) todas as organizações”, pois é, basicamente, o único “meio de coletar, resumir, analisar e relatar informação acerca dos negócios” de uma empresa, onde a contabilidade de custos agrega um valor inestimável à empresa, pois estas necessitam cada vez mais de "informações precisas sobre custos em todos os aspectos de sua empresa, do projeto e desenvolvimento à produção, marketing e entrega de serviços ao cliente pós compra".
Fonte: http://www.fabianocoelho.com.br/artigos-contabilidade-gestao/Desperdicio-miopia-informat-demonst-result-exerc.pdf

0 comentários:

Postar um comentário