PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

26 de julho de 2012

A Reforma da Contabilidade Governamental Brasileira: A necessária revisão dos preceitos vigentes em face das demandas de informações e do esforço de harmonização nacional e internacional



por Leonardo Silveira do Nascimento
 
O presente trabalho propõe uma sólida base teórica que defende a necessidade de reforma das práticas vigentes e orienta a reforma da legislação de normas gerais de direito financeiro no que tange à contabilidade governamental.
Primeiramente, há a análise das regras e preceitos contidos no Manual de Estatísticas de Finanças Públicas do Fundo Monetário Internacional e nas Normas Internacionais de Contabilidade do Setor Público. A análise permite a comparação da realidade brasileira com o direcionamento proposto por estas normas, com vistas ao processo de harmonização contábil nacional e internacional.
Em seguida, há a análise das demandas dos usuários da contabilidade governamental e a solução para essas demandas, tendo em vista as barreiras legislativas impostas no Brasil e os conceitos aceitos internacionalmente no que concerne à contabilidade governamental. A implementação das demandas dos usuários é sugerida com base na experiência internacional.
O estudo vale-se da abordagem comparativa entre o Brasil e os demais países e tem como objetivo identificar as principais diferenças e semelhanças na aplicação dos Princípios Contábeis no setor público e das normas internacionais, além de, subsidiariamente, reunir pontos convergentes que possam contribuir para o esforço futuro de uma possível harmonização.


0 comentários:

Postar um comentário