por: Prof. Octavio Ribeiro de Mendonça Neto
Prof. Ricardo Lopes Cardoso
Prof. Edson Luiz Riccio
Dra. Marici Cristine Gramacho Sakata
O presente
trabalho é uma contribuição para o estudo da formação do pensamento contábil
brasileiro. Seu objetivo é explicar a mudança de paradigma ocorrida em meados
do século passado quando a influência do pensamento contábil americano passou a
predominar, em nosso ambiente, em detrimento daquele da escola italiana que
havia prevalecido até então.
Para tanto,
utiliza a abordagem da sociologia da tradução, que tem sido empregada em outras
áreas para explicar processos de construção do conhecimento e de mudanças
organizacionais.
A aplicação
desta abordagem implica em seguir os atores, o que no caso foi feito com base
na análise da literatura brasileira de contabilidade de então, publicada na
Revista Brasileira de Contabilidade (1912 a 1933) e na Revista Paulista de
Contabilidade (1922 a 1979).
Foram examinados
87 exemplares destes periódicos, num total de 777 artigos, os quais foram
classificados conforme a metodologia de Denzin e Lincoln (2005 p. 21 a 26). Os
resultados obtidos revelam a eficácia do modelo de análise utilizado na
explicação da mudança do paradigma em questão.
Sua aplicação
permitiu identificar os principais interessados na mudança, os métodos de
persuasão e alistamento utilizados e a consolidação do processo através da
mobilização de aliados.
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