por Michele Patricia Roncalio,
Ricardo Rodrigo Stark Bernard
Com a crescente
a demanda da população brasileira por informações sobre a aplicação dos recursos
públicos, as organizações públicas necessitam, cada vez mais, de profissionais habilitados
a gerar informações fidedignas e em tempo hábil. Os cursos de graduação em Ciências
Contábeis têm papel fundamental na formação destes profissionais, pois, segundo
as Diretrizes Curriculares, tais cursos devem dispor de disciplinas que tratem
do setor público.
A simulação
gerencial, como metodologia de ensino, possibilita que estudantes administrem empresas
fictícias e, por meio de decisões sobre algumas variáveis, busquem produzir o melhor
resultado num ambiente competitivo. Estudos validaram tal ferramenta para o
ensino, enfatizando a aplicação de teorias abordadas em diversas disciplinas.
Desta forma,
este trabalho descritivo-prescritivo propõe um modelo de simulação a ser
adotado no ensino da Contabilidade Pública no Brasil. O modelo de simulação
apresentado permite uma abordagem vivencial e demonstra como atos e fatos
interagem nos sistemas de registros do setor público e a importância das
informações da contabilidade para as decisões dos gestores públicos.
Logo, entende-se
que a simulação como metodologia de ensino da contabilidade pública pode preparar
os estudantes para atuarem em órgãos públicos e para análise de suas
demonstrações.
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