PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

6 de julho de 2012

Os Caminhos percorridos pela Ciência Contábil e os Desafios contemporâneos da Controladoria


por: Marinês Ribas,
Eliana Ribas Maciel
Martinho Luís Kelm

O presente artigo é fruto de uma revisão bibliográfica realizada para uma dissertação de mestrado na área da Controladoria. Os procedimentos metodológicos envolveram uma revisão bibliográfica dos autores brasileiros e estrangeiros que abordam as temáticas relacionadas à Ciência Contábil.
Os fundamentos conceituais foram sistematizados a fim de construir uma revisão teórica da Ciência Contábil que pudesse dar suporte a um estudo de caso que analisou as dimensões da Controladoria em uma organização.
Esta revisão bibliográfica compõe-se de uma síntese da trajetória histórica do pensamento Contábil, dos fins gerenciais da Contabilidade, da controladoria como uma dimensão da Ciência Contábil e dos desafios contemporâneos da Controladoria.
Os resultados apontam que, a integração da instrumentalidade da Controladoria à substantividade da gestão das organizações, tende a propiciar uma outra representação da realidade organizacional, em que as informações dos demonstrativos contábeis podem assumir dimensões mais substantivas que se adaptam às mudanças imprimidas na gestão organizacional.
E demonstra que, as inovações nas Ciências Contábeis, como em outras áreas do conhecimento humano, acontecem em conseqüência ou resposta às necessidades de informações e progressos nos estudos científicos, bem como às mudanças no ambiente das organizações.

0 comentários:

Postar um comentário