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17 de julho de 2012

A Universidade do Século XXI rumo ao Desenvolvimento Sustentável



por Maria Elisabeth Pereira Kraemer

As atividades humanas sobre o meio ambiente vêm se intensificando ao longo do tempo e de forma mais acentuada a partir da Revolução Industrial, no final do século XIX, resultando na miséria, na exclusão social e econômica, no consumismo, no desperdício e na degradação ambiental.
A educação ambiental é o instrumento para a implantação do desenvolvimento sustentável, que combina crescimento econômico e tecnológico com a exploração racional dos recursos naturais e com a sua conservação para gerações presentes e futuras.
Na visão da educação ambiental, tais elementos estão inseridos na vida do indivíduo, que se torna um pólo de interação do seu crescimento cognitivo, efetivo, social e moral. A educação ambiental tem como objetivo o desenvolvimento de hábitos e atitudes, e estes só se consolidam ao longo da formação do indivíduo.
A universidade é o lugar privilegiado para uma educação dirigida às exigências de nossos tempos. Atribuí-se a ela a responsabilidade de educar para o desenvolvimento sustentável, quer diretamente os seus alunos, quer por influência junto de decisores e outros agentes-chave implicados no processo.
Para Kornhauser (2001), a educação é o cimento da construção do desenvolvimento humano sustentável. É preciso elaborar estratégias e programas de educação relacionados com o ambiente, que abranjam tanto o ensino escolar como a educação informal, que adotem a perspectiva da educação permanente a ser desenvolvida pelos poderes públicos, o setor produtivo, o comércio e as comunidades locais.
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