por Maria Elisabeth Pereira Kraemer
As atividades
humanas sobre o meio ambiente vêm se intensificando ao longo do tempo e de forma
mais acentuada a partir da Revolução Industrial, no final do século XIX,
resultando na miséria, na exclusão social e econômica, no consumismo, no
desperdício e na degradação ambiental.
A educação
ambiental é o instrumento para a implantação do desenvolvimento sustentável,
que combina crescimento econômico e tecnológico com a exploração racional dos recursos
naturais e com a sua conservação para gerações presentes e futuras.
Na visão da educação
ambiental, tais elementos estão inseridos na vida do indivíduo, que se torna um
pólo de interação do seu crescimento cognitivo, efetivo, social e moral. A
educação ambiental tem como objetivo o desenvolvimento de hábitos e atitudes, e
estes só se consolidam ao longo da formação do indivíduo.
A universidade
é o lugar privilegiado para uma educação dirigida às exigências de nossos
tempos. Atribuí-se a ela a responsabilidade de educar para o desenvolvimento
sustentável, quer diretamente os seus alunos, quer por influência junto de
decisores e outros agentes-chave implicados no processo.
Para Kornhauser
(2001), a educação é o cimento da construção do desenvolvimento humano
sustentável. É preciso elaborar estratégias e programas de educação relacionados
com o ambiente, que abranjam tanto o ensino escolar como a educação informal, que
adotem a perspectiva da educação permanente a ser desenvolvida pelos poderes
públicos, o setor produtivo, o comércio e as comunidades locais.
Fonte:
0 comentários:
Postar um comentário