PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

12 de julho de 2012

Análise das Metodologias e Técnicas de Pesquisas Adotadas nos Estudos Brasileiros sobre Balanced Scorecard: Um Estudo dos Artigos Publicados no período de 1999 à 2006



por Dra. Vera Maria Rodrigues Ponte, 
Dra. Marcelle Colares de Oliveira, 
Dr. Heber José de Moura, 
Msc. João Victor Barbosa



Muito se tem discutido no meio acadêmico sobre a necessidade de adoção de rigor metodológico na condução de trabalhos científicos. No sentido de contribuir para esse debate, o presente trabalho discute as metodologias e técnicas de pesquisa adotadas nos artigos publicados no Brasil nas áreas de Administração e Contabilidade sobre o modelo Balanced Scorecard (BSC), tema que tem sido objeto de estudo freqüente nos dois citados campos do conhecimento. Realizou-se estudo exploratório, de natureza qualitativa, delineado por pesquisa bibliográfica, tomando-se por base 54 artigos brasileiros publicados no período de 1999 a 2006 abordando o BSC como principal objeto de estudo.
A pesquisa revela que aspectos metodológicos considerados elementares na apresentação de trabalhos científicos não estão sendo observados pelos pesquisadores, como a explicitação do problema, dos objetivos e do detalhamento da metodologia empregada. Os estudos são na sua grande maioria exploratórios e de natureza qualitativa. Verificou-se a utilização de múltiplos delineamentos, prevalecendo o estudo de caso, presente em 32 pesquisas.
Os pesquisadores utilizaram várias técnicas de coleta de dados, sendo mais comuns o questionário e a entrevista. Com relação às técnicas de análise de dados, prevaleceram as qualitativas.
Os resultados da pesquisa são fortes indicativos de que muito se precisa avançar na construção de trabalhos científicos de qualidade nas áreas de Administração e Contabilidade.


Fonte: http://www.anpcont.com.br/site/docs/congressoI/03/EPC079.pdf

0 comentários:

Postar um comentário