PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

26 de julho de 2011

Auditoria Ambiental: Uma Proposta Metodológica


por:  Regina Coeli Montenegro Generino;
Oscar de Moraes Cordeiro Netto

Trata-se de trabalho que apresenta resultados preliminares de uma pesquisa desenvolvida no âmbito de uma dissertação de mestrado sobre metodologias de avaliação suscetíveis de serem utilizadas em auditorias ambientais.

Inicia-se o trabalho com uma apresentação de breve histórico das auditorias ambientais, ressaltando-se o caráter voluntário que as auditorias apresentam no resto do mundo e o caráter obrigatório desse instrumento que alguns Estados e municípios já impuseram às empresas com alto potencial poluidor.

Prossegue-se o trabalho com uma discussão tanto sobre metodologias adotadas para desenvolvimento de auditorias ambientais quanto sobre os métodos multicritério de auxílio à decisão.

Após se concluir sobre o interesse potencial em se utilizarem métodos multicritério para desenvolvimento de auditorias ambientais, discutem-se dois métodos dessa natureza, pré-selecionados, após uma pesquisa bibliográfica realizada, para uma utilização em auditorias ambientais.

São os métodos ELECTRE III e ME-MCDM. São apresentados, então, os fundamentos desses dois métodos, tendo sido realizado um teste para verificar a viabilidade global de adoção dessas abordagens em auditorias ambientais.

O teste realizado considerou cinco casos fictícios de empresas a serem auditadas, a partir de 10 (dez) critérios de auditoria. Os resultados obtidos indicam, de um lado, o interesse potencial de se utilizarem esses dois métodos pré-selecionados para auditorias ambientais e, de outro, a necessidade de se realizarem mais testes com esses dois  métodos, assim como com outros métodos que se mostrarem também suscetíveis de utilização em auditorias ambientais.


Fonte: http://www.bvsde.paho.org/bvsacd/abes97/auditoria.pdf

0 comentários:

Postar um comentário