PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

10 de julho de 2011

Contabilidade de Instituições Financeiras e Operações Bancárias



por: José Américo Pereira Antunes
José Roberto Nunes Pires

CONCEITOS INICIAIS RELACIONADOS AO MERCADO FINANCEIRO E À DINÂMICA DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS



A INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA

Para se entender o funcionamento de uma INSTITUIÇÃO FINANCEIRA, é fundamental entender, primariamente, o seu negócio básico, a INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA. Sim, porque de forma análoga às empresas comerciais, as instituições financeiras são intermediários. A diferença básica é que, enquanto as empresas comerciais fazem intermediação de mercadorias, as instituições financeiras fazem intermediação de disponibilidade de recursos financeiros. Por basearem seu negócio na intermediação financeira, as instituições financeiras também são chamadas de INTERMEDIÁRIOS FINANCEIROS.



As INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS têm um papel fundamental no MERCADO FINANCEIRO. Mas o que é intermediação financeira e por que o mercado financeiro demanda a existência dos intermediários financeiros? A resposta a essas perguntas vem do entendimento dos principais conceitos e da dinâmica do mercado financeiro.

Em qualquer economia, os agentes podem encontrar-se em duas situações distintas, no que tange à disponibilidade de recursos financeiros em um determinado momento. Esqueçamos, por enquanto, as instituições financeiras:



(a) AGENTES ECONÔMICOS SUPERAVITÁRIOS (também chamados de APLICADORES, INVESTIDORES ou, mais vulgarmente, DOADORES): São agentes econômicos que, em dado momento, possuem recursos financeiros disponíveis e disposição para aplicar tais recursos por um determinado prazo, auferindo renda por essa aplicação. Podem encontrar-se nessa situação entidades como FAMÍLIAS, EMPRESAS ou GOVERNOS. Tradicionalmente, uma classe especial de investidores é referida na literatura, os chamados INVESTIDORES INSTITUCIONAIS. São assim chamados quaisquer entidades que, por característica inerente à sua principal atividade, agreguem grande quantidade de recursos financeiros (poupança), os quais são carreados para o mercado financeiro. Exemplos típicos são as entidades de previdência privada (conhecidas como fundos de pensão). Também são exemplos dessa classe, os fundos de investimento, as companhias seguradoras e as companhias de capitalização.




0 comentários:

Postar um comentário