PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

9 de julho de 2011

Contabilidade Rural e Perspectivas da Gestão no Agronegócio


por: Elisane Roseli Ulrich


Desde a Antiguidade, o homem tem realizado esforços no sentido de organizar e gerenciar seus lucros, objetivando a maximização de suas riquezas. E é através da Contabilidade que esta organização tornou-se possível.

Mais do que apenas gerenciar e organizar as riquezas, a Contabilidade tornou-se uma ciência indispensável para o homem moderno. Dotada de vários ramos, ela tem representado muito mais do que números e lançamentos de créditos e débitos. Através de suas técnicas, aperfeiçoadas ao longo de sua evolução histórica, a contabilidade configurou-se como uma das principais responsáveis pela gestão de empresas, sendo uma das primordiais ferramentas da administração empresarial.

Seja na indústria, comércio ou no campo, a contabilidade é responsável por informar o empresário sobre a situação de sua empresa, demonstrando o crescimento, os fatores de risco, as possíveis dificuldades e soluções e a real lucratividade da empresa. Mas é no campo que a contabilidade tem sua evolução mais tardia. No Brasil, a contabilidade rural vem ganhando importância e status, mas sua implantação tem se configurado em um processo lento e carregado de resistências.

Historicamente o homem do campo tem se dedicado a produzir alimentos e deixar a gerencia de suas propriedades ao encargo dos contadores e das pessoas mais qualificadas para auxiliá-lo na tarefa de organização contábil. Este processo determinou um distanciamento entre o homem do campo e o conhecimento dos conceitos e técnicas de gestão empresarial.

Mesmo a propriedade rural está sendo encarada como uma empresa há bem pouco tempo.

Entretanto, no Brasil, as últimas décadas revelam que há um crescente e acelerado processo de conhecimento do produtor rural sobre os conceitos e técnicas contábeis e de gestão do agronegócio. Impulsionado pela nova geração de gestores do agronegócio, a empresa rural tem se caracterizado pela incrementação de sua gestão, levando a administração rural a ganhar qualidade e autonomia na gerência de suas atividades administrativas.

O produtor rural, assim, já não se limita a apenas produzir, ele vem buscando conhecer o meio em que atua, gerenciar sua empresa rural, seja ela grande ou pequena, e introduzir tecnologias que o ajudem nesta tarefa. Neste sentido, desenvolve-se o presente artigo que tem como objetivo apresentar alguns conceitos necessários ao entendimento da contabilidade rural para entender o novo processo de gestão rural que se configura no cenário do agronegócio brasileiro.


Fonte:
http://www.ideau.com.br/upload/artigos/art_74.pdf

0 comentários:

Postar um comentário