PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

23 de julho de 2011

Contabilidade Internacional



por: Profº Evanilde Drehmer Carminati

1. ASPECTOS INTRODUTÓRIOS

Com a natural evolução do mercado de capital e do ambiente corporativo empresarial  em nível mundial, juntamente com a globalização da economia e das finanças, foi necessário o desenvolvimento de mecanismos para acompanhar essa evolução no âmbito da contabilidade e da auditoria. (Oliveira, Faria, Oliveira e Alves, 2008).



Como a contabilidade é a linguagem universal dos negócios e é de extrema urgência que

passem a existir critérios contábeis aceitos em toda parte do mundo.



Com a alteração sofrida pela Lei 6.404/76, a Lei das Sociedades Anônimas, através da Lei 11.638/2007, as demonstrações contábeis brasileiras passam a utilizar as normas internacionais de contabilidade como relação à estrutura do Balanço Patrimonial, classificação das contas, critérios de avaliação de ativos, entre outras.



1.1 Origem e Evolução da Contabilidade

Não há data precisa para determinar a origem da Contabilidade, a maioria dos autores remonta a existência de sinais objetivos de contas a 4000 a.C. aproximadamente.



No Egito, por volta do ano 2000 a.C. historiadores registram a existência de livros e documentos comerciais e de uma administração centralizada referente à cobrança de impostos que exigia um complexo sistema de documentação. Na Síria, os inventários de metais preciosos. Na Ilha de Creta, os registros contábeis em tábuas de argila.



Com a invenção da escrita pelos fenícios, por volta de 1100 a.C, houve a expansão, ainda que lenta, do conhecimento humano. Com o advento da moeda e das medidas de valor, finalmente, pode-se utilizar um sistema de contas completo e as respectivas contas contábeis.



1.2 Evolução em nível internacional

? Fins do século XV -   as expedições marítimas em forma de joint ventures financiados pelos reis, príncipes empresários e banqueiros de Portugal, Espanha, França, Inglaterra e Holanda já fizeram uso da contabilidade para a prestação de contas das receitas e gastos das expedições às Américas, Índia e Ásia;  Publicação, em 1494, do Tractatus de computis et scriptus, do Frei Luca Pacioli, que deu início ao pensamento científico da contabilidade.


Fonte: 
http://prof.unipan.br/evanilde/Apostila%20de%20Contabilidade%20Internacional.pdf

0 comentários:

Postar um comentário