PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

7 de julho de 2011

Matriz de Contabilidade Social Regional: Procedimentos Metodológicos e Aplicação ao Rio Grande do Sul


por: Adelar Fochezatto
Rosana Curzel

A formulação de modelos de Equilíbrio Geral Computável (EGC) regionais demanda a montagem de um banco de dados coerente e consistente da economia que está sendo investigada. Isto é possibilitado pela Matriz de Contabilidade Social (MCS) pois nela estão especificadas as interdependências entre os vários agentes econômicos, bem como o direcionamento dos fluxos de renda entre eles. O objetivo deste trabalho é descrever os procedimentos utilizados na obtenção de uma MCS para o Estado do Rio Grande do Sul visando, posteriormente, construir um modelo de EGC regional. Espera-se, com isso, estimular a construção de matrizes e modelos para outros estados brasileiros pois, assim, será possível fazer análises de efeitos cruzados a nível multi-regional.

Nos últimos anos, a economia brasileira vem apresentando significativas transformações na estrutura produtiva e na distribuição espacial da produção nas diferentes regiões. Estas transformações têm sido provocadas, sobretudo, pelo avanço da utilização de tecnologias modernas baseadas na micro-eletrônica e pela maior abertura externa da economia, verificados, especialmente, a partir do início da década de 90.

No que se refere à mudança  espacial, observou-se uma reversão da tendência `a concentração das atividades econômicas em São Paulo em prol de uma configuração espacial produtiva mais dispersa.


Fonte:  http://www.anpec.org.br/revista/vol6/vol6n1p161_202.pdf

0 comentários:

Postar um comentário