PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

25 de julho de 2011

Comunicação em Contabilidade: Estudo Comparativo do Nível de Percepção de Usuários da Informação Contábil em Florianópolis (SC) e Recife (PE), sobre a utilizadade das representações gráficas no processo de evidenciação.



por: Cláudia Catarina Pereira;
Adriana Rodrigues Fragoso;
José Francisco Ribeiro Filho.

Este artigo procura comparar o nível de percepção dos usuários da informação contábil em Florianópolis (SC) e Recife (PE) sobre a utilidade das representações gráficas no processo de evidenciação.

A pesquisa foi desenvolvida através de um questionário aplicado a profissionais que atuam em diversos ramos (serviços, comércio, indústrias), nos quais investigou-se sobre: locais onde são elaborados os demonstrativos contábeis (se na própria organização ou por empresas terceirizadas), como são utilizados e avaliados no processo de tomada de decisão, bem como a percepção dos entrevistados à apresentação das demonstrações contábeis através de representações gráficas.

Ao término da pesquisa foi possível identificar que existe uma melhor avaliação, pelos entrevistados, das informações disponibilizadas nos demonstrativos contábeis quando estes são elaborados na própria empresa.

Dessa forma, a avaliação positiva dos demonstrativos contábeis em Recife (PE), onde os mesmos são feitos em sua grande maioria nas próprias empresas, foi superior a Florianópolis (SC) onde são feitos na grande maioria por empresas prestadoras de serviços contábeis.

Nas duas capitais, a maior parte dos entrevistados considerou que a representação gráfica melhora muito a compreensão das informações contábeis, principalmente no que concerne à facilidade de visualização das variações de valores.

Contudo, observou-se a existência da habitualidade dos respondentes em trabalhar com gráficos no cotidiano de suas funções, sendo inclusive citados pelos entrevistados como um dos meios alternativos utilizados em substituição aos demonstrativos contábeis na busca por uma melhor comunicação de eventos econômicos e financeiros.


Fonte: http://www.congressousp.fipecafi.org/artigos42004/67.pdf

0 comentários:

Postar um comentário