PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

19 de julho de 2011

O Planejamento Tributário no contexto da Gestão da Competitividade Industrial



por: José Duarte Matos Junior

Analisa-se neste trabalho a influência do planejamento tributário no campo da competitividade entre as empresas, visto que o custo tributário constitui-se um dos elementos de grande impacto na composição do preço final de produtos e serviços.



Para a compreensão do tema, faz-se uma revisão da evolução do sistema tributário nacional, revelando a complexidade e instabilidade da carga tributária brasileira.



Enfatiza-se a classificação dos tributos, notadamente o Imposto de Renda - IR, o Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS e Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza - ISSQN. Atenção especial é dada aos conceitos de competitividade, mercado e estratégia competitiva, bem como aos diversos fatores que influenciam a competição entre os mercados.



Identifica-se no trabalho o conceito geral de planejamento tributário, distinguindo-se elisão de evasão fiscal, e as modalidades de enquadramento das empresas para o cálculo e recolhimento de impostos e contribuições sociais: SIMPLES, Lucro Real, Lucro Presumido e Lucro Arbitrado.



Para ilustrar o trabalho faz-se uma simulação das possibilidades de planejamento tributário numa indústria têxtil pertencente a indústria de transformação, apresentando os cálculos do Imposto de Renda Pessoa Jurídica - IRPJ e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL, nas modalidades do Lucro Real e do Lucro Presumido. Tem-se como resultado que o planejamento tributário pode ser uma ferramenta importante para redução da carga tributária e conseqüente aumento dos resultados econômicos e financeiros de uma empresa industrial.



Propõe-se, assim, a inclusão do planejamento tributário nas estratégias competitivas das

empresas, independente de suas escalas produtivas, com o propósito de reduzirem os custos e tornarem-se mais lucrativas e competitivas no âmbito dos mercados em que operam.


Fonte:
http://www.sefaz.ce.gov.br/content/aplicacao/internet/monografias/gerados/jose%20duarte%20matos%20junior.pdf



0 comentários:

Postar um comentário