PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

6 de agosto de 2011

Contabilidade por Fundos: Desafios para adequação da Contabilidade Tradicional em um ESFL


por Antonio Carlos Leite de Oliveira

O presente trabalho desenvolve um estudo sobre os desafios para adequação da contabilidade tradicional à contabilidade por fundos A questão central da dissertação foi a identificação dos principais desafios dos profissionais da área contábil e as ações tomadas para mitigar o fator crítico verificado no processo de implementação da contabilidade por fundos na entidade.

Para atingir o objetivo central da pesquisa, procedeu-se um estudo de caso junto a uma Entidade sem Fins Lucrativos – ESFL, com sede em Curitiba e de atuação nacional, utilizando-se como instrumento para coleta de dados entrevistas semi-estruturadas.

Este estudo legitimou-se no fato de que as ESFL necessitam de informações contábeis para que possam orientar seus gestores, com o intuito de proporcionar uma melhor qualidade dos serviços a que se propõe e utilizando os recursos com eficácia e eficiência.

Adotou-se uma abordagem qualitativa para nortear a busca de respostas. A partir do referencial teórico e da pesquisa empírica foi possível identificar os principais desafios enfrentados pelos profissionais da contabilidade na implantação da Contabilidade por Fundos bem como investigar as providências tomadas para transposição do desafio.

Destacam se neste contexto a inexistência de sistemas de contabilidade adequados, próprios para a Contabilidade por Fundos, e a dificuldade de customização dos sistemas existentes.


Fonte: http://www.ppgcontabilidade.ufpr.br/system/files/documentos/Dissertacoes/D014.pdf

0 comentários:

Postar um comentário