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12 de agosto de 2011

Aprendizagem, Isomorfismos e Institucionalização: O caso de Auditoria Operacional no Tribunal de Contas da União


por Carlos Alberto Sampaio de Freitas

Este trabalho teve por objetivo identificar o papel dos processos de aprendizagem organizacional na institucionalização da atividade de auditoria operacional no Tribunal de Contas da União, em um contexto de isomorfismo institucional.



Procurou-se descrever o processo de evolução da atividade de auditoria operacional no Tribunal de Contas da União, desde 1982 até 2004, a partir da identificação dos processos de aprendizagem utilizados e das seguintes variáveis de institucionalização: liderança, vínculos, recursos/estrutura e legitimidade.



O referencial teórico desenvolvido buscou suporte (1) na temática de aprendizagem organizacional, especialmente no que se refere a processos de aprendizagem e (2) na abordagem institucional, particularmente isomorfismo institucional e processo de institucionalização.



Em termos de métodos e procedimentos, foi realizado, em uma primeira fase, exame documental e, em uma segunda fase, entrevistas com 19 pessoas no órgão em questão. Os resultados sugerem que existe relação entre as características dos processos de aprendizagem, a efetiva conversão da aprendizagem individual em organizacional e o fenômeno de institucionalização da atividade analisada no Tribunal de Contas da União.



Os processos de aquisição de conhecimento externo, especificamente, estariam relacionados com o fenômeno do isomorfismo mimético, enquanto que os processos de aquisição de conhecimentos internos atuariam no sentido de minimizar a ocorrência do isomorfismo.



No que se refere à variável legitimidade, observou-se a existência de conflito entre os diferentes tipos de legitimidade apontados no modelo de Suchman (1995) em relação à atividade analisada.



Enquanto que o fenômeno do isomorfismo atua no sentido de conferir legitimidade cognitiva, atuam outros fatores, ligados a cultura e ao ambiente institucional do país, que interferem na dimensão da legitimidade moral, resultando na continuidade da atividade em um nível secundário na organização analisada.


Fonte: 
http://ppga.unb.br/arquivos/monografias/33be298e0c616fd5f1e8d4d8f1a448be.pdf


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