PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

14 de agosto de 2011

Estudo sobre o impacto da aplicação das Normar Contábeis Internacionais nas Demonstrações Contábeis das Cooperartivas de Crédito Brasileiras



por Thaisa Dias Raimundo

O objetivo desta monografia é, inicialmente, expor a importância das cooperativas de crédito e da convergência às normas internacionais. A partir dessa conscientização,  ainda na primeira parte, foi feito um aprofundamento teórico sobre cooperativas de crédito e normas nacionais e internacionais - focando o estudo numa norma específica do IASB, a NIC 32, a qual vem sendo muito discutida devido ao grande impacto que provoca nas demonstrações contábeis das cooperativas de crédito.

A segunda parte, um estudo de caso envolvendo as principais cooperativas de crédito rural da região de Ribeirão Preto, as quais também estão consideradas entre as maiores do país: Credicitrus, Cocred, Credicoonai e Credicocapec. Nestas, primeiramente, foram aplicadas as normas nacionais para o cálculo do Índice da Basiléia, seguidas pela aplicação das normas internacionais e, por último, foi simulada a aplicação de uma restrição às restituições do capital social dos cooperados. Essa restrição é uma das indicações sugeridas por uma interpretação do IASB para amenizar os efeitos negativos da NIC 32 nas cooperativas de crédito.

Com base nesse estudo de caso, verificou-se que as cooperativas estudadas estão preparadas para mudanças e maiores exigências legislativas, rumo aos princípios exigidos pelas normas internacionais.


Fonte: http://www.fundace.org.br/cooperativismo/tese_thaisa.pdf

0 comentários:

Postar um comentário