PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

18 de agosto de 2011

O Profissional Contábil frente às exigências do mercado e os Princípios Fundamentais da Contabilidade



por Paula Francinete Melo de Barros

A função principal da contabilidade reside em ser instrumento útil para a tomada de  decisões pelo usuário, tendo em vista a entidade. Surgindo, assim, a necessidade da aplicação dos princípios que regem a contabilidade.



Os Princípios Fundamentais de Contabilidade devem ser obrigatoriamente observados no exercício da profissão contábil e constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC).



Além disso, na aplicação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade as situações concretas, a essência das transações deve prevalecer sobre seus aspectos formais. O objeto de estudo desta dissertação são os Princípios Fundamentais da Contabilidade, sua aplicabilidade e a importância dos mesmos para os profissionais contábeis desde a sua formação.



O presente trabalho tem por finalidade a exploração de conceitos e da prática relacionados aos Princípios Fundamentais da Contabilidade, desde seu surgimento até os dias atuais.



A medida que a prática e a Ciência Contábil foram sendo organizadas e estruturadas, pesquisadores procuraram identificar e compilar quais os princípios que as orientavam, em especial a função de registrar todos os fatos que afetam o patrimônio de uma entidade.



Os princípios contábeis ou contabilísticos tornaram-se regras que passaram a ser seguidas e aceitas por todos e hoje constituem a principal teoria que sustenta e fundamenta a Contabilidade.



Também conhecidos como Princípios Contábeis Geralmente Aceitos, os Princípios Fundamentais de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, sendo imutáveis no tempo e espaço.



Tomando por base a relevância do conhecimento em torno destes fundamentos e princípios da contabilidade, sobretudo para estudantes e profissionais da área, reuniu uma série de matérias disponíveis na literatura e, através de uma ampla pesquisa bilbiográfica formulou-se o presente trabalho monográfico que tem como tema problema e objetivos, as questões a seguir.



Fonte:
http://www.lumenfaculdades.edu.br/site/images/stories/monografias/paula_contabeis.pdf

0 comentários:

Postar um comentário