por Fabiane Salvador
A contabilidade tem no processo de comunicação um dos meios
fundamentais ao cumprimento de seus objetivos.
Infelizmente, um bom número de escritórios de contabilidade, devido à
própria estrutura jurídico-administrativa do País, ainda está voltado para o
mero atendimento das obrigações fiscais da clientela. A Contabilidade deve não
somente atuar como ciência de registro dos fatos administrativos como também
influenciar o planejamento estratégico e dar suporte ao Marketing, a produção e
a outros setores da empresa, através de seus controles contábeis e financeiros.
Poucos são os que praticam o atendimento gerencial amplo, sendo exigido do
profissional de contabilidade, o papel de melhorar seu nível de cultura geral e
de comunicação com as empresas.
O que observamos na grande maioria das pequenas e médias empresas é
que, em razão principalmente da influência fiscal, ocorrem distorções
relevantes nas informações contábeis. As demonstrações contábeis tornam-se de
difícil entendimento e de pouca utilidade, o que leva à contabilidade a imagem
de algo que existe somente para o entendimento do fisco, ficando em segundo
plano o atendimento as necessidades das empresas.
Fonte:
http://www.humbertorosa.com.br/Coordenacao/Producao_Cientifica/Alunos/TCC_Fabiani.pdf
0 comentários:
Postar um comentário