por João Baptista da Costa Carvalho
Óscar Manuel Martins Morais
Numa reflexão sobre o futuro da Contabilidade de Gestão, Burns e
Yazdifar (2001), alertam para o facto de as instituições a cargo do ensino
desta disciplina, nomeadamente
as universidades, terem de direccionar o ensino da disciplina para um
contexto mais geral, baseado na tecnologia e na estratégia, abreviando o mais
possível as temáticas relacionadas com as práticas de Contabilidade de Gestão
tradicionais.
O actual estado do ensino da contabilidade necessita de reflexão séria
por parte de todos os elementos a ele ligados, quer directa quer
indirectamente. Se nos cingirmos ao ramo específico da Contabilidade Analítica,
de Custos e/ou de Gestão, essa necessidade é por demais evidente,
principalmente nos tempos que correm.
O ramo da contabilidade sobre o qual incide o nosso estudo deverá ser
parte integrante, numa organização, de um qualquer sector, adequada aos tempos
modernos, quer de carácter empresarial quer de carácter público, daquilo que se
designa de Sistema de Informação Geral. É, pois, sobre esta premissa, que
apresentamos este trabalho no VIII Congresso Internacional de Custos, cujo
principal objectivo será reflectir sobre a actual realidade da disciplina de
Contabilidade de Custos, Analítica e de Gestão nas diversas instituições de
ensino superior em Portugal.
Para o efeito, apresentamos alguns resultados de um estudo empírico
por nós desenvolvido, sobre o ensino daquela(s) disciplina(s) ao nível dos
bacharelatos e licenciaturas, em que se destaca uma análise dos conteúdos
programáticos, e o ensino
desta(s) disciplina(s) nos diversos cursos de mestrado ou
pós-graduação.
A problemática das diferentes designações que se vêm adoptando para
este ramo da Contabilidade é alvo de particular atenção neste trabalho
pretendendo-se, desse modo, fundamentar a sua inclusão ao nível da investigação
empírica, onde se procura aferir a sensibilidade dos docentes da disciplina
para esta questão.
Fonte: http://www.intercostos.org/documentos/299.pdf
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