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27 de agosto de 2011

O Ensino da Contabilidade Analítica ou de Custos em Portugal



por João Baptista da Costa Carvalho
Óscar Manuel Martins Morais


Numa reflexão sobre o futuro da Contabilidade de Gestão, Burns e Yazdifar (2001), alertam para o facto de as instituições a cargo do ensino desta disciplina, nomeadamente
as universidades, terem de direccionar o ensino da disciplina para um contexto mais geral, baseado na tecnologia e na estratégia, abreviando o mais possível as temáticas relacionadas com as práticas de Contabilidade de Gestão tradicionais.

O actual estado do ensino da contabilidade necessita de reflexão séria por parte de todos os elementos a ele ligados, quer directa quer indirectamente. Se nos cingirmos ao ramo específico da Contabilidade Analítica, de Custos e/ou de Gestão, essa necessidade é por demais evidente, principalmente nos tempos que correm.

O ramo da contabilidade sobre o qual incide o nosso estudo deverá ser parte integrante, numa organização, de um qualquer sector, adequada aos tempos modernos, quer de carácter empresarial quer de carácter público, daquilo que se designa de Sistema de Informação Geral. É, pois, sobre esta premissa, que apresentamos este trabalho no VIII Congresso Internacional de Custos, cujo principal objectivo será reflectir sobre a actual realidade da disciplina de Contabilidade de Custos, Analítica e de Gestão nas diversas instituições de ensino superior em Portugal.

Para o efeito, apresentamos alguns resultados de um estudo empírico por nós desenvolvido, sobre o ensino daquela(s) disciplina(s) ao nível dos bacharelatos e licenciaturas, em que se destaca uma análise dos conteúdos programáticos, e o ensino
desta(s) disciplina(s) nos diversos cursos de mestrado ou pós-graduação.

A problemática das diferentes designações que se vêm adoptando para este ramo da Contabilidade é alvo de particular atenção neste trabalho pretendendo-se, desse modo, fundamentar a sua inclusão ao nível da investigação empírica, onde se procura aferir a sensibilidade dos docentes da disciplina para esta questão.

Fonte: http://www.intercostos.org/documentos/299.pdf

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