PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

30 de agosto de 2011

O que é Contabilometria ?


por Prof. Msc - Maurício Corrêa da Silva, 
Prof. Msc - Márcia Josienne Monteiro Chacon, 
Prof. Dr. Josenildo dos Santos

Este estudo teve como objetivo divulgar a disciplina Contabilometria e motivar a sua adoção nos cursos de graduação e pós-graduação das Faculdades e Universidades que ainda não a adotaram. O estudo foi desenvolvido com base no método dedutivo, utilizando-se a pesquisa bibliográfica-documental.

Conclui que a Contabilometria pode ser considerada uma metodologia científica fundamentada nos Métodos Quantitativos (Matemática, Estatística e Informática) para uso na Contabilidade com o objetivo de criar cenários contábeis que poderão auxiliar o Gestor a tomar decisões.

A contabilidade tem sido criticada por não fazer previsões dos fatos administrativos e desse modo deixa de contribuir para a criação de cenários que poderão auxiliar a administração tomar decisões.

Nos últimos anos a pesquisa contábil tem sido bastante motivada. A existência de vários seminários, congressos na área contábil demonstra essa preocupação.

O Prof. Dr. Sérgio de Iudícibus escreveu um artigo intitulado “Existirá a Contabilometria?”, publicado na Revista Brasileira de Contabilidade na década de 80, que culminou na criação da disciplina Contabilometria. Neste artigo o autor fez uma analogia entre os eventos econômicos tratados pela Econometria e os contábeis, que poderiam ser tratados pela Contabilometria.

Atualmente a disciplina Contabilometria é ensinada em alguns cursos, tanto na graduação, quanto na pós-graduação.


Fonte:
http://www.korzenowski.com/stat/curiosidades/o_que_eh_contabilometria.pdf


0 comentários:

Postar um comentário