PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

3 de dezembro de 2011

Inflação: Evolução Histórica da Correção Monetária no Brasil e seu impacto sobre as Informações Contábeis


por Clarisse Medianeira Schalemberg,
Luci Inês Schumacher


A Contabilidade é uma ciência em seu sentido amplo, com seus princípios e normas próprias, com a finalidade de registrar, classificar, auditar e analisar os fenômenos acorridos nas entidades, fornecendo informações que possam ser interpretadas a fim de orientar os administradores nas decisões a serem tomadas.

Para o Conselho Federal de Contabilidade através da Norma Brasileira de Contabilidade Técnica 1 a informação contábil se expressa por diferentes meios, como demonstrações contábeis, escrituração ou registros permanentes e sistemáticos, documentos, livros, planilhas, listagens, notas explicativas, mapas, pareceres, laudos, diagnósticos, prognósticos, descrições críticas ou quaisquer outros utilizados no exercício profissional ou previstos em legislação.

A informação contábil, em especial aquela contida nas demonstrações contábeis deve propiciar revelação suficiente sobre a entidade, de modo a facilitar a concretização dos propósitos do usuário. Vale lembrar que estas informações devem ser confiáveis chegar ao seu destino em tempo hábil, serem facilmente compreendidas, e na medida do possível, estudar os fatos do passado para que se façam comparações. Esses fatores combinados irão ajudar na tomada de decisões.

A contabilidade tem como principal objetivo demonstrar a cada usuário, de acordo com seu interesse específico, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade em questão. Essa avaliação não poderá deter-se em estimativas sem base na realidade, pois são as conjunturas do passado que, ao se repetirem, na maioria das vezes, servem de alicerce na orientação da tomada de decisão.

Este trabalho tem por objetivo demonstrar o aspecto econômico da inflação, sua influência na contabilidade, a utilização da Correção Monetária Legal como meio para reduzir os impactos e as distorções causadas por ela nas demonstrações contábeis e a posterior utilização da Correção Monetária Integral como expurgo das distorções causadas pelas altas de preços e como técnica para melhor avaliação a situação da empresa, através de demonstrações contábeis em moeda de poder aquisitivo constante.

O futuro do negócio depende da avaliação das informações e a Correção Monetária foi, durante cerca de trinta anos, uma importante fonte de informação na constituição e na análise de demonstrações contábeis, e este artigo vem nos mostrar a evolução histórica, extinção e importância da Correção Monetária no Brasil.


Fonte: http://w3.ufsm.br/revistacontabeis/anterior/artigos/vIInEspecial/a09vIInesp.pdf

0 comentários:

Postar um comentário