PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

6 de dezembro de 2011

Demonstração do Fluxo de Caixa: Proposta Didática de Ensino de Metodologia para elaboração pelo Método Indireto


por Cíntia Dalmaz, 
Romeu Schvarz Sobrinho


O estudo apresenta uma proposta de metodologia para elaboração de Demonstração de Fluxo de Caixa pelo método indireto que pode ser utilizado como instrumento didático alternativo para o ensino e ferramenta para tomada de decisões. Por meio de pesquisas bibliográficas de diversas obras e autores é realizada explanação teórica sobre a Demonstração de Fluxo de Caixa, métodos de elaboração direto e indireto.

A metodologia proposta é aplicada em estudo de caso da empresa MASSAS do Brasil S.A. e baseia-se em balanços patrimoniais dos anos de 2003 e 2004. A partir dessas informações e da pesquisa realizada, houve a possibilidade de identificação de que contas são fontes de caixa e quais são usos de caixa.

Pode-se classificar as atividades de cada fonte ou uso de caixa, entre atividades operacionais, de financiamentos e de investimentos. Dessa maneira foi possível elaborar a DFC pelo método indireto e determinar o grau de absorção e geração de recursos de cada conta dos balanços patrimoniais.


Fonte: http://web03.unicentro.br/especializacao/Revista_Pos/P%C3%A1ginas/2%20Edi%C3%A7%C3%A3o/Aplicadas/PDF/13-Ed2_CS-Demonst.pdf

0 comentários:

Postar um comentário