PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

10 de dezembro de 2011

Contribuição ao Estudo da Avaliação de Risco e Controles Internos na Auditoria de Demonstrações Contábeis no Brasil.



por Jerônimo Antunes



O risco de emitir uma opinião tecnicamente incorreta sobre demonstrações contábeis e a preocupação fundamentai dos auditores independentes no Brasil e no mundo.

Para cercar-se de condições que lhes assegurem um julgamento confiável e adequado sobre o ob(elo de seus trabalhos, os auditores independentes aplicam diversos procedimentos técnicos, em busca de evidências claras, precisas e suficientes

Dentre tais procedimentos, destaca-se, pela relevância, o estudo, conhecimento e avaliação dos procedimentos de controle interno da empresa auditada.

Os procedimentos empregados pelos auditores para avaliação dos sistemas de controles internos e dos riscos de auditoria das demonstrações contábeis assumem papel preponderante, uma vez que determinam a natureza, extensão e a oportunidade da realização de todos os demais exames de auditoria

Esta tecnologia de auditoria, para permitir analise e julgamento quanto á consecução dos seus objetivos, deve ser orientada e padronizada através de normas Por outro lado. para ser eficaz, deve ser aplicada de forma ordenada e sistematizada, através de uma metodologia de trabalho.

Quais são as normas brasileiras e internacionais que orientam ou regulam esta matéria? Quem são os organismos normatizadores? Qual a profundidade e eficácia destas normas brasileiras, em comparação com as internacionais? O que os auditores independentes brasileiros têm disponível como guia em seus trabalhos, para avaliação de risco e controles internos.

Este trabalho pesquisa as possíveis respostas a tais questões, acrescentando elementos que podem contribuir para um melhor entendimento, tais como" as definições e conceitos dos termos empregados, os motivos que definem a necessidade de avaliação do risco e quais controles internos são relevantes neste processo.

Apresenta, ainda, de forma resumida, a metodologia de trabalho utilizada por duas empresas de auditoria atuantes nos mercados profissionais internacional e brasileiro para o assunto em leia. finalizando com a tentativa de mostrar um aparente conflito entre a teoria (normas) e a prática de auditoria (métodos de trabalho), em três casos recentes de insucessos empresariais no setor bancário ocorridos no Brasil, e que guardam alguma relação com questões de controle interno e da auditoria dos mesmos.



Fonte:
http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=161&ved=0CBcQFjAAOKAB&url=http%3A%2F%2Fwww.teses.usp.br%2Fteses%2Fdisponiveis%2F12%2F12136%2Ftde-25012005-164416%2Fpublico%2FDissertacaoJAntunes.pdf&rct=j&q=Ernesto%20Rubens%20Gelbcke%20pdf&ei=EbJfTozDE-rD0AGX69ntAg&usg=AFQjCNFSWJ0TV6BCFIDk9oxTQrlJf12BHg&cad=rja

0 comentários:

Postar um comentário