PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

30 de dezembro de 2011

Contabilidade Ambiental


por Afonso Rodrigo de David

Este artigo, procura discutir questões relacionadas a Contabilidade Ambiental, tais como definições para expressões relativamente novas, como ativos ambientais, passivosambientais, custos/despesas ambientais. Baseia-se em pesquisa bibliográfica realizada em revistas da área das ciências sociais, artigos disponibilizados na internet e livros que tratam entre outros assuntos de responsabilidade social, balanço social e cidadania empresarial. Começa o presente artigo tratando das questões da inteiração entre empresa e o ambiente externo.

A seguir trata das relações da empresa com o meio-ambiente, procurando evidenciar quais seriam as formas de mensurar a responsabilidade ambiental da empresa. Na seqüência, o artigo enfoca definições para a contabilidade ambiental/balanço ambiental, visando montar uma estrutura para estes, dentro de procedimentos contábeis usuais. Por fim, são apresentados os mais recentes conceitos de custos/despesas ambientais, ativos ambientais, passivos ambientais, bem como quais as melhores formas de divulgar esta nova informação que se esta formando.

Vivemos em um tempo de acirrada competição, onde a informação e principalmente o conhecimento são matrizes da sustentabilidade econômica das empresas. Estas em decorrência da já mencionada competição, buscam dia após dia, desenvolver novas ferramentas de mensuração que permitam não apenas melhor vislumbrar o ambiente (concorrência) externo de seus negócios, mas também e principalmente seu ambiente interno.

Frente a esta realidade, e atendendo a apelos sociais, as empresas também intensificam sua preocupação com o fator ambiental. É neste contexto que a contabilidade se encontra, e precisa desenvolver mecanismos de controle e mensuração da relação da empresa com o meio ambiente. Pretende este artigo discutir a respeito de alguns conceitos que estão se formando a respeito da chamada Contabilidade Ambiental.


Fonte: http://www.ccontabeis.com.br/conv/t31.pdf

0 comentários:

Postar um comentário