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26 de dezembro de 2011

O Conservadorismo Contábil e o Valor de Mercado



por Luciene Laurett Rangel, 
Aridelmo José Campanharo Teixeira

Atualmente no mercado de capitais, o valor econômico é de extrema importância no processo de avaliação de uma empresa, uma vez que é a partir deste que começa todo o estudo para chegar-se a uma melhor relação investimento/retorno para o investidor.

Conforme citado por Kothari (2001, p. 04) “acionistas, investidores e credores, têm um óbvio interesse no valor da empresa”. Porém, o valor econômico de uma empresa, por sua vez, é influenciado por diversos fatores. Neste estudo um dos fatores a ser abordado é o princípio do conservadorismo.

Tome-se o princípio do conservadorismo como colocado por Hendriksen & Breda (1999, p.175): “os contadores devem divulgar o menor dos vários valores para ativos e receitas e o maior dos vários valores possíveis para passivos e despesas, sendo as despesas reconhecidas mais cedo e receitas reconhecidas mais tarde”. Logo, o valor contábil será sempre inferior aos diversos valores alternativos.
Conforme citado por Lopes (2002: 42) “o conservadorismo é uma das características mais importantes do corpo de práticas e procedimentos da contabilidade e está presente nas estruturas contábeis do Fasb, do Iasc, ASB, no modelo brasileiro e em todas as orientações contábeis que se tem notícia”.

Lopes (2000, p. 42) acrescenta que
“o exato montante do conservadorismo e seu impacto no conteúdo informativo da contabilidade são áreas que ainda carecem de estudo. O valor de livro (book value) abaixo do valor de mercado é um excelente indicador de conservadorismo na contabilidade, já que o mercado normalmente atribui valor à empresa mais rapidamente do que o patrimônio pode incorporar às boas notícias.”

O valor de livro por ação consiste na relação entre o valor do patrimônio líquido contábil (PL) e o número de ações, e significa a fatia do patrimônio atribuível a cada ação da empresa. Já o valor de mercado por ação é a cotação da ação da empresa no mercado. A relação entre o valor de mercado e valor de livro (Market to Book), é encontrada por meio da divisão do valor da cotação de mercado da ação pelo valor de livro da ação.

 

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