PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

9 de dezembro de 2011

Estrutura e Análise de Balanços



por Prof. Benedito Albuquerque da Silva


O PROCESSO CONTÁBIL

1.1 –ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA DA CONTABILIDADE
O IPECAFI (Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras) elaborou o trabalho intitulado “Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade”, que foi analisado e aprovado, cujo conteúdo foi discutido pelo IBRACON (Instituto Brasileiro de Contadores) em conjunto com a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e com outras entidades e profissionais do meio contábil.

       A estrutura conceitual básica da contabilidade trata dos seguintes tópicos:
·                              Objetivos da contabilidade
·                             Cenários Contábeis
·                             Princípios fundamentais de contabilidade

Todos os conceitos acima listados visam nortear os procedimentos contábeis a serem aplicados a uma entidade (pessoa física ou jurídica). Toda entidade tem um patrimônio. O patrimônio compreende em seu sentido mais amplo e simples, os bens, direitos e obrigações os quais a empresa possui o domínio e a posse. O patrimônio é dividido em Ativo e Passivo que por sua vez se subdivide em Passivo Exigível (PC + PELP) e Passivo não Exigível (PL).

1. – Objetivos da Contabilidade
A contabilidade pode ser considerada como sistema de informações destinado a prover seus usuários de dados para ajudá-los a tomar decisões Usuários podem ser qualquer pessoa física ou jurídica que se utilize dos relatórios ou qualquer informação produzida pela contabilidade.

2. – Cenários Contábeis
A contabilidade é uma ciência social, pois conforme a sociedade apresenta novas necessidades, conforme o patrimônio se diversifica, ela se ajusta para atender à essas novas necessidades, por isso, a denominação de ciência social.

Ainda que a contabilidade tenha sua origem da matemática e que se utilize de métodos quantitativos, não se pode confundi-la com as ciências matemáticas (ou exatas) que têm por objetivo as quantidades consideradas abstratas que independem das ações humanas. Na contabilidade, as quantidades são simples medidas dos fatos que ocorrem em função da ação do homem.

A contabilidade surgiu basicamente da necessidade de donos de patrimônio que desejavam mensurar, acompanhar a variação e controlar suas riquezas, tendo como principal percussora a Igreja Católica Romana.

A contabilidade surgiu em um cenário contábil primitivo, onde as entidades comerciais e industriais estavam em um estágio embrionário (em relação aos nossos dias), onde diversos fatores ocorreram na sociedade que fizeram com que a contabilidade tomasse força, iniciando desde a idade média com a queda do feudalismo, até os dias atuais com a globalização, caracterizada com cenário contemporâneo da contabilidade.



Fonte:  http://www.administracaovirtual.com/financas/downloads/apostilas/2/Estrutura_e_analise_de_balancos.pdf

0 comentários:

Postar um comentário