PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

16 de dezembro de 2011

Análise de Balanços e Modelos Científicos em Contabilidade


por Dr. Antonio Lopes de Sá


BALANÇO E ANÁLISE CONTÁBIL
O balanço em Contabilidade é uma evidência de equilíbrio de elementos patrimoniais através de: causas, efeitos, tempo, espaço, qualidade e quantidade; ou seja, é uma demonstração gráfica dimensional de fatos patrimoniais.

As expressões que qualificam o estado balanceado, em geral, têm sido quase sempre, tradicionalmente, as: Patrimonial e de Resultados (embora possam existir vários outros balanços).

Balanço Patrimonial, para designar a apresentação estática da estrutura geral, abrangendo a todos os componentes do “Sistema da Estabilidade” (equilíbrio) da riqueza; Balanço de Resultados, para evidenciar o “Sistema da Resultabilidade” ou do Rédito (acréscimo real do patrimônio por efeito da movimentação).

Na prática são os informes relativos a essas peças referidas as que formam a base das análises, ou seja, as que ensejam as opiniões sobre a situação geral das empresas (estas são as exigidas pelo Código Civil Brasileiro de 2002).

A expressão “Análise de Balanço”, entretanto, como “conceito”, tem sido empregada, também em sentido genérico (como equivalente a de análise contábil).

Assim, encontramos tal termo utilizado por insignes mestres que formaram a base da cultura científica contábil no Brasil, ou sejam, principalmente: Francisco D´Áuria (Estrutura e Análise de Balanço, edição Cia. Editora Nacional, São Paulo, 1953), Frederico Herrmann Júnior (Análise de Balanços para Administração Financeira, edição Atlas, 1946).

Também o precursor do “aziendalismo latino” (maior corrente científica do século XX na Itália), Alberto Ceccherelli, em sua obra maiúscula de análise, intitulou-a de “A linguagem dos balanços” (Il linguaggio dei bilanci, edição Felice le Monnier, Florença, 1950); igual critério empregou o precursor do “patrimonialismo” (corrente científica de maior aceitação mundial), Vincenzo Masi (Analisi di bilancio delle imprese, edição Zuffi, Bolonha, 1953).

Assim procederam, os grandes lideres intelectuais mencionados, certamente por considerar que a terminologia científica é própria, não se confunde com a comum, foge da vulgaridade, recusa o subjetivo, sendo “objetiva”; consagraram o Balanço, pois, como um universo, dentro do conceito que há séculos é reconhecido e a análise do mesmo como a equivalente à própria estática e dinâmica patrimonial.

“Análise de Balanços”, pois, repito, chegou a mesclar-se, como ainda ocorre, com o conceito de “Análise Contábil”.
Fonte: 

0 comentários:

Postar um comentário