PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

13 de dezembro de 2011

O Retorno do Exame de Suficência do CFC



por José Dutra de Oliveira Neto
Ilda keiko kurotori
 
A busca por novos conhecimento está se tornando muito freqüente para os profissionais contábeis em função das mudanças nas organizações e na economia. O Conselho Federal de Contabilidade procurou até 2004, por meio do exame de suficiência, habilitar apenas profissionais capacitados para atender o mercado.
Esta pesquisa tem como objetivo comparar o antigo exame de suficiência do CFC em relação as ofertas de empregos para o profissional contábil encontradas no jornal Estado de São Paulo (ESP) tomando como base o modelo do currículo mundial proposto pelo ISAR/UNCTAD (1999) que classifica o conhecimento necessário para o profissional contábil em 4 categorias (contábil, organizacional, tecnológico e geral).
Foram analisados todos os exames de suficiência do CFC e todas as ofertas de empregos no jornal de Domingo de 2000 a 2004 e classificados de acordo com o modelo adotado. Os resultados demonstram que o antigo exame do CFC não estava de acordo com o modelo ISAR/UNCTAD.
Já o mercado parece estar em melhor sintonia como modelo utilizado. A comparação entre o exame do CFC e o mercado de trabalho só pode ser realizada em duas dimensões uma vez que o CFC não ofereceu a dimensão de conhecimento em tecnologia e conhecimento organizacional que são muito valorizadas no mercado de trabalho. Finalmente, concluímos que embora o exame priorizasse o conhecimento contábil, é necessário expandir o conhecimento dos profissionais e assim atender os objetivos do exame do CFC.
Acreditamos que o CFC deva rever a sua visão em relação aos objetivos do exame de suficiente e propor um novo formato de tal modo que atenda as necessidades do mercado de trabalho, realçando a relevância do profissional contábil e também contribua para a modernização do Currículo Contábil.

0 comentários:

Postar um comentário