PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

8 de dezembro de 2011

Taxinomia dos sistemas e critérios de custeio



por Edilson Paulo,
Carlos Pedrosa Júnior,
George S. Guerra Leone



Existe uma grande dificuldade por parte de muitos profissionais, em entender corretamente o “fluxo” por onde os custos da empresa devem percorrer para geração das informações necessárias à administração da empresa, ou seja, identificar o processo de mensuração dos custos.

Um dos fatos que tem levado a tal situação, é o crescente número de estudos realizados sem uma devida classificação das técnicas utilizadas no gerenciamento dos custos, ocasionando inúmeras confusões entre os interessados na área.

Este trabalho tem como propósito desenvolver uma classificação dos principais sistemas, métodos e critérios apresentados na literatura sobre custos, baseando-se no objetivo principal de cada um destas técnicas, a fim de possibilitar uma melhor compreensão do conjunto de estudos sobre custos.

O sucesso de uma empresa passa obrigatoriamente por uma competente gestão de custos. Entretanto, existe uma grande dificuldade por parte de muitos profissionais, em entender corretamente o “fluxo” por onde os custos da empresa devem percorrer para possibilitar a produção das informações necessárias à tomada de decisão, ou seja, identificar o processo de mensuração dos custos.

Observa-se atualmente, um grande número de publicações sobre custos e seus critérios, sistemas e métodos, sem a devida preocupação no que diz respeito ao contexto de cada um deles no processo de apuração de custos dos produtos, atividades, unidades administrativas, clientes, entre outros. Isto tem gerando uma confusão junto aos estudantes, bem como uma dificuldade de entendimento por parte de diversos profissionais e pesquisadores da real utilidade e limitações de cada um destes sistemas, métodos e critérios.

Segundo o Novo Dicionário Aurélio Século XXI (1999; p.1933), o termo taxinomia significa “S.f. 1. Ciência da classificação. [...] 3. E. Ling. Classificação das palavras.” Este trabalho tem como propósito desenvolver uma classificação dos principais sistemas, métodos, critérios apresentados na literatura sobre custos, baseando-se no objetivo principal de cada um destes. A pesquisa foi realizada através da literatura especializada disponível sobre o referido tema, adotando o procedimento metodológico de natureza teórica, através método de observação indireta (consulta bibliográfica e documental). Foi escolhido o método comparativo, por proceder à investigação de indivíduos, classes, fenômenos, fatos, padrões ou comportamentos, com vistas a ressaltar as semelhanças e diferenças entre eles, atendendo, pois aos objetivos deste estudo


Fonte: 
http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=6&ved=0CD4QFjAF&url=http%3A%2F%2Feco.unne.edu.ar%2Fcontabilidad%2Fcostos%2FVIIIcongreso%2F226.doc&rct=j&q=Custeio%20por%20Absor%C3%A7%C3%A3o%20X%20Custeio%20ABC&ei=vLxjTsa2C4PG0AHovqz0CQ&usg=AFQjCNH5JA2cfiHuV3gVlxEAXmFHAKO_Rw&sig2=JKyAHNnhn8M9UdCRapMjag&cad=rja

0 comentários:

Postar um comentário