PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

22 de dezembro de 2011

Fluxo de Caixa e DOAR


por Cesar Augusto Tibúrcio Silva, 
Jocineiro Oliveira dos Santos, 
Jorge Sadayoshi Ogawa


Nos últimos anos a Contabilidade tem sofrido inúmeras transformações, mudanças estas que buscam aproximar o seu produto principal, a informação, ao consumidor. Técnicas que avaliam o impacto da informação, utilização crescente de métodos quantitativos, um maior volume de pesquisas práticas etc. surgiram neste período. Este desenvolvimento técnico, aliado às mudanças ambientais, trouxe um desafio a esta ciência. Este trabalho procura analisar duas demonstrações contábeis: o Fluxo de Caixa e a Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos (DOAR).

No item II comenta-se sobre o Fluxo de Caixa. Ao destacar sua importância, ressalta-se sua relação com a solvência empresarial. Este fato foi pioneiramente percebido pela pesquisa de Beaver e teve confirmação prática na falência do então maior varejista dos EUA, a W.T. Grant Co.

São também comentados diversos modelos de Fluxo de Caixa. A relação entre a Contabilidade e o Fluxo de Caixa também é debatida aqui.

A Demonstração de Origens e Aplicações é o foco do item III deste texto. Discute-se o problema da definição do conceito de fundo e das formas de apresentação da DOAR.

A relação entre os dois temas discutidos nos itens II e III é feita no tópico seguinte. São apresentadas, resumidamente, as vantagens e desvantagens de cada uma das demonstrações. A discussão deste tema poderia ser feita sem um modelo teórico de sustentação. Diversos modelos poderiam ser utilizados; optou-se por um modelo mais recente e que trata os Demonstrativos Contábeis como um tipo de informação necessária para alcançar a eficiência do mercado.

Revela-se, neste caso, que a informação é um meio necessário para alcançar o objetivo de uma sociedade. Entende-se que o maniqueísmo existente na discussão deste tema só pode ser superado por uma pesquisa acadêmica séria e responsável. Este é o tema da conclusão.


Fonte: http://www.eduardodiniz.pro.br/documentos/paper894978.pdf

0 comentários:

Postar um comentário