PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

11 de dezembro de 2011

Porque e para que "Contabilidade para não Contadores?"



por Mauro José Teixeira Destri1


Este artigo é o resultado de diversas reflexões, pesquisas e prática sobre o do uso da Contabilidade nos mais diversos ambientes produtivos na economia.

Também de ver, na prática, como alunos de cursos que não o de contabilidade, reagem aos ensinamentos quando estes não são antecedidos por uma explicação clara dos objetivos do ensino desta disciplina em cada um dos cursos.

Pretendemos, então, gerar reflexões acerca da importância da contabilidade para não contadores, como fator de geração de competências que permitam ao profissional de quaisquer áreas, entender os mais diversos demonstrativos gerados pela contabilidade, inserindo-o definitivamente na gestão do negócio, abrindo horizontes antes dominados somente pelos especialistas da área. Nele tratamos de demonstrar a importância da contabilidade, sua origem, os principais usuários e outros pontos teóricos considerados relevantes.


1–CONTABILIDADE: IMPORTÂNCIA, CONCEITO, OBJETIVOS E GENERALIDADES.

1.1  – A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE

É interessante quanto entramos em sala de aula nos primeiros dias em cursos que não os de Contabilidade e vemos a reação dos alunos. Perguntam-se logo: Contabilidade para quê? Se liga, isto é muito chato, é muito número!

Na verdade, até mesmo contadores, principalmente aqueles que não trabalham ligados diretamente aos tomadores de decisão, ou mesmo sendo eles estes gestores, entendem que os objetivos da contabilidade se limitam a simplesmente preparar relatórios para os gestores (administradores) a fim de ajudar na analise e nas tomadas de decisões da empresa. Ou seja, não  se incluem nesta última categoria, Tomador de Decisão.

Então, vamos partir do senso comum, de que o objetivo da contabilidade é o de ajudar na administração da empresa através de relatórios, certo?? Então porque quase que a maioria dos empresários não se utiliza destes relatórios?

Simples, porque não possuem um conhecimento básico sobre o assunto. Mais do que isto, nunca foram estimulados da forma correta a entenderem da importância de se conhecer as movimentações de seu patrimônio, ou seja, conhecer o mínimo indispensável sobre contabilidade.

Convido-os a pensar comigo, porque as empresas, principalmente as S.A. publicam suas demonstrações contábeis nos mais diversos meios de comunicação?? Quem se utiliza disto?? Vocês nunca tiveram curiosidade de entender o que diz ali??

O que vocês acham que o empresário que conhece faz com aquela publicação? Pois bem, quem já foi meu aluno sabe que sempre cito as divulgações do SEBRAE acerca dos motivos que levam a maioria das empresas a “quebrarem”, sabem qual é o principal? Má gestão!.

Muito bem, no decorrer deste artigo, vamos adquirir alguns conhecimentos básicos que  permitam entender e analisar o balanço patrimonial de uma empresa assim como dos demais relatórios contábeis, para isso apresentaremos esses conhecimentos básicos e iremos discuti-los um a um, no final tenho certeza de que vocês, quando estiverem frente a frente com algumas das mais importantes demonstrações financeiras de uma empresa, e porque não da sua empresa, irão encará-las com outros olhos.


Fonte: http://www.fsma.edu.br/cadernos/Artigos/V2_artigo08.pdf

0 comentários:

Postar um comentário