PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

5 de março de 2012

A Contabilidade Decisorial em seu Segundo Estágio - 1º Parte


por José Luiz Bicudo Paranhos

Em artigo precedente, publicado na RAE de março de 1969, Vol. 9, n.? 1, sob o título: Contabilidade Decisorial - Um sistema integrado de informações para diretores e gerentes, procuramos dar uma idéia dos conceitos básicos utilizados pela Contabilidade Decisorial (CD) , suas principais características e das vantagens que se pode obter com a adoção do sistema.
Detivemo-nos, no que chamamos um primeiro estágio da CD, que aborda seu aspecto de controle, entendido como sendo a coleta, registro e apresentação das formações econômico-financeiras dos períodos passados.
Pretendemos, agora, mostrar como o sistema é enriquecido e cresce em utilidade para o administrador, quando aplicado no estudo dos períodos futuros, ou seja, quando se acrescentam àqueles conceitos e características do primeiro estágio, os princípios e técnicas do planejamento geral das atividades da empresa,
A separação da Contabilidade Decisorial (CD) em dois estágios não é uma imposição do sistema. Pode-se muito bem implantar a CD numa empresa já no seu segundo estágio, como, aliás, prevê o sistema na sua forma original (Profitability Accouting). O grau de desenvolvimento de nossas sociedades foi o que nos levou a fazer esta separação.
Assim procedendo: a) mesmo as empresas que não têm condições (de estrutura, de organização e mesmo humanas) para prever o seu desenvolvimento, já poderão se beneficiar de grande parte das vantagens do sistema: b) criam-se condições para que os dirigentes da empresa se familiarizem bem com os conceitos do sistema antes de usá-los para planejar suas atividades; c) pode a empresa acumular dados que irão servir para a elaboração dos planos futuros.
Neste ponto é preciso deixar claro que o primeiro estágio deve ser encarado como uma transição, como uma plataforma de apoio, para o planejamento do desenvolvimento da empresa, que caracteriza o seu segundo estágio.


 Fonte: http://rae.fgv.br/sites/rae.fgv.br/files/artigos/10.1590_S0034-75901970000100008.pdf

0 comentários:

Postar um comentário