PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

24 de março de 2012

Análise da situação financeira do ente público mediante o uso de quocientes



por José Silvio Born


Os indicadores da situação financeira do Ente prestador de serviços não devem ser vistos sob o prisma de empresa visando ao lucro. Neste enfoque, representa apenas a situação financeira do Ente, sendo impossível inferir sobre a qualidade do serviço que presta ao público. Embora os indicadores tenham essa característica, na empresa as pessoas, em geral, não estão preocupadas com a qualidade do seu serviço ou produto, quando analisam a situação financeira. Entretanto, quando procedem à análise da situação financeira do Ente público, querem inferir sobre a qualidade do serviço prestado, tanto pela sua obrigatoriedade, quanto pela sua abrangência, ou seja, a expectativa sobre as ações do Ente público tende a ser razão, também, para análise do desempenho financeiro. Por outro lado, se o bom desempenho financeiro não está necessariamente relacionado com um bom serviço prestado, o mau desempenho financeiro, geralmente, está associado a maus serviços prestados, pois os efeitos externos são perceptíveis, tais como greves, bens obsoletos, conservação inadequada de bens públicos, serviços de má qualidade e servidores desmotivados.
Para avaliar a situação financeira da empresa utilizam-se os ativos, comparados com as exigibilidades, em vista da possibilidade de sua liquidação. Entretanto, a análise  dos Ativos do Ente público não se presta, tanto por não haver dados disponíveis atualizados monetariamente e com o reconhecimento da depreciação ou, quanto por não serem passíveis de liquidação, para efeitos da solvência. Desta forma, utilizam-se as Receitas Correntes, verdadeiros ativos do Ente.



Fonte: http://www.ccontabeis.com.br/conv/t05.pdf

0 comentários:

Postar um comentário