por Eduardo Martins dos Santos
Este estudo tem como objetivo avaliar a viabilidade de utilização dos
dados referentes aos Restos a Pagar não Processados como base de um indicador
de desempenho da gestão orçamentária dos entes públicos.
A pesquisa tomou por base os valores constantes dos demonstrativos de
contas públicas disponibilizados pela Secretaria do Tesouro Nacional, bem como
extrações efetuadas no portal SigaBrasil, gerenciado pelo Senado Federal,
referentes aos exercícios de 2001 a 2009, com um total de 19.064 unidades
gestoras analisadas.
A relevância dos valores inscritos em Restos a Pagar não Processados no
exercício de 2009 pode ser observada pelo valor absoluto dessa inscrição – R$
68 bilhões –, valor superior ao orçamento do Ministério da Saúde para o
exercício de 2010.
Definiram-se como orçamento gerenciável, para avaliação de desempenho da
gestão, os recursos orçamentários referentes aos grupos de natureza de despesa
3-outras despesas correntes; 4-investimentos; e 5-inversões financeiras.
Apurou-se ainda que as liberações de recursos orçamentários no segundo
semestre dos exercícios financeiros analisados têm um alto grau de
interferência nos montantes inscritos em Restos a Pagar não Processados, sendo,
contudo, possível excluir os efeitos dessa interferência para utilizar o indicador
de desempenho proposto no estudo.
Por fim, constatou-se que as alterações no reconhecimento dos Restos a
Pagar não Processados como elementos do passivo promovidas pela Secretaria do
Tesouro Nacional (STN) não interferem na apuração do indicador e tendem a
trazer maior grau de confiabilidade aos registros contábeis.
Demonstrou-se a fórmula do indicador de desempenho com base nas
inscrições de Restos a Pagar não Processados. Aplicou-se a metodologia nas
unidades gestoras constantes da amostra e concluiu-se ser viável a utilização
dos registros contábeis referentes aos Restos a Pagar não Processados como base
para um indicador de desempenho da gestão, desde que observada a interferência
das liberações de recursos orçamentários no segundo semestre e no quarto
trimestre.
Fonte:
http://www.tesouro.fazenda.gov.br/premio_TN/XVPremio/qualidade/1qualidadeXVPTN/Tema_2_1.pdf
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