PUBLICIDADE

Nova Caxingui - Bar e Lanchonete FASUP - Faculdade Sudoeste Paulistano Nova Caxingui - Bar e Lanchonete Jooble Valente - Soluções Contábeis

6 de março de 2012

A Contabilidade Decisorial em seu Segundo Estágio - 2ª Parte



por José Luiz Bicudo Paranhos


Na primeira parte deste artigo, publicado na RAE, vol. 10, nº 1 de março de 1970, sob o mesmo título, focalizamos alguns aspectos gerais do Planejamento Geral das Atividades, e tecemos comentários sobre suas partes componentes e sobre os critérios utilizados para sua elaboração e divulgação. Tentamos mostrar como os conceitos da Contabilidade Decisorial, empregados no seu primeiro estágio (RAE vol. 9, n.? 1, março de 1969, p. 72-89), podem nos auxiliar nesta tarefa e como o fato de planejar o desenvolvimento da empresa enriquece o sistema, permitindo não só uma integração de informações, mas também e, principalmente, uma integração da própria ação administrativa.
Dois pontos importantes queremos comentar nesta segunda parte. O primeiro diz respeito ao controle do cumprimento do P.G.A., às aferições de desempenho e à definição de responsabilidade sobre os desvios verificados em relação ao Plano. O segundo mostra como se pode simplificar o P.G.A., em diversos graus de aproximação, de modo a ser exeqüível sua utilização em empresas que não atingiram ainda o grau de organização necessário para a elaboração de planos mais sofisticados.
Antes, porém, a título de recordação, daremos uma síntese rápida dos principais pontos abordados na 1.a parte deste artigo.

 Fonte: http://rae.fgv.br/sites/rae.fgv.br/files/artigos/10.1590_S0034-75901970000200005.pdf

0 comentários:

Postar um comentário